sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO E VALORES

O tema norteador da Escola Integrada da Escola Municipal Benjamin Jacob em 2013 será: EDUCAÇÃO E VALORES. O tema será trabalhado em todas as oficinas durante esse ano. Mas o que significa isso afinal?

A transmissão de valores é uma das preocupações que todo pai e educador tem ao educar. Como fazer isso no dia-a-dia? Quais valores precisam ser passados? Como a escola pode ajudar? É natural que dúvidas acabem surgindo: o assunto é sério. Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade. Apesar de não existir respostas simples, é possível apontar caminhos a serem seguidos, com o objetivo de amenizar alguns problemas de comportamento enfrentados atualmente.

Indisciplina, rebeldia, birra infantil, envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os insatisfatórios níveis de aprendizagem estão entre as reclamações mais comuns das famílias e das escolas. 

Educar para os valores é convidar alguém a acreditar naquilo que apreciamos, como, por exemplo, respeitar o próximo. Não há valor que se sustente sem bons exemplos. Não adianta os pais defenderem que a criança não pode agir como se ela fosse o centro do universo se eles próprios o fazem em seu dia-a-dia.
O QUE SÃO VALORES?

Segundo uma das definições mais aceitas na Educação, proposta pelo biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), valores são investimentos afetivos. Isso quer dizer que, apesar de se apoiarem em conceitos, estão ligados a emoções, tanto positivas quanto negativas. Educar para os valores é transmitir aos filhos ou alunos ideias em que realmente acreditamos - por exemplo, que vale a pena ouvir enquanto outra pessoa estiver falando. Ou que ficar muito tempo no chuveiro pode levar à falta de água para todos. Ou ainda que cada um é responsável por seus atos.

VALORES IMPORTANTES PARA VIVERMOS EM SOCIEDADE: 


  VAMOS CONVERSAR SOBRE CADA VALOR E SABER COMO PODEMOS VIVER NOSSA VIDA APLICANDO-OS EM NOSSO DIA, COM CERTEZA SE ASSIM O FIZERMOS, SEREMOS MUITO MAIS FELIZES!


Nenhum comentário: